Como usar vários caminhos de rede IP em regiões não globais com IP exclusivo - Solaris 10.
Vários caminhos de rede IP (IPMP) em uma região de IP exclusivo é configurada da mesma maneira que na região global.
Você pode configurar uma ou mais interfaces físicas em um grupo de vários caminhos IP, ou grupo IPMP. Após configurar IPMP, o sistema monitora automaticamente as interfaces no grupo IPMP para verificar falhas. Se uma interface no grupo falhar ou for removida para manutenção, IPMP migrará automaticamente, ou falhará, os endereços IP da interface falha. O recipiente desses endereços é uma interface funcional no grupo IPMP da interface falha. O recurso de falha de IPMP preserva a conectividade e impede a interrupção de quaisquer conexões existentes. Adicionalmente, IPMP melhorar o desempenho geral da rede ao propagar automaticamente o tráfego de rede no conjunto de interfaces no grupo IPMP. Este processo é chamado de propagação de carga.
Torne-se superusuário ou assuma a função de administrador principal.
Para criar a função e atribuí-la a um usuário, consulte Using the Solaris Management Tools With RBAC (Task Map) no System Administration Guide: Basic Administration .
Configure grupos IPMP como descrito em Configuring IPMP Groups no System Administration Guide: IP Services .
Como estender a funcionalidade de vários caminhos de rede IP para regiões não globais com IP compartilhado
Use este procedimento para configurar IPMP na região global e estenda a funcionalidade de IPMP para regiões não globais.
Cada endereço, ou interface lógica, deve ser associada a uma região não global quando você configura a região. Consulte Uso do comando zonecfg e Como configurar a região para obter instruções.
Este procedimento realiza o seguinte:
As placas bge0 e hme0 são configuradas em um grupo.
O endereço 192.168.0.1 é associado à região não global my-zone.
A placa bge0 é defina como interface física. Assim, o endereço IP é hospedado no grupo que contém as placas bge0 e hme0.
Em uma região em execução, você pode usar o comando ifconfig para fazer a associação. Consulte Interfaces de rede com IP compartilhado e a página do manual ifconfig(1M).
É necessário ser administrador global na região global para executar este procedimento.
Torne-se superusuário ou assuma a função de administrador principal.
Para criar a função e atribuí-la a um usuário, consulte Using the Solaris Management Tools With RBAC (Task Map) no System Administration Guide: Basic Administration .
Na região global, configure grupos IPMP como descrito em Configuring IPMP Groups no System Administration Guide: IP Services.
Use o comando zonecfg para configurar a região. Quando você configurar o recurso net, adicione o endereço 192.168.0.1 e a interface física bge0 e a configuração do roteador padrão à região my-zone:
zonecfg:my-zone> add net
zonecfg:my-zone:net> set address=192.168.0.1
zonecfg:my-zone:net> set physical=bge0
zonecfg:my-zone:net> set defrouter=10.0.0.1
zonecfg:my-zone:net> endSomente bge0 deve ser visível na região não global my-zone.
Se bge0 falhar subseqüentemente
Se bge0 falhar subseqüentemente e o endereço de dados bge0 falhar em hme0 na região global, os endereços de my-zone também migrarão.
Se o endereço 192.168.0.1 se mover para hme0, somente hme0 será visível agora na região não global my-zone. Esta placa será associada ao endereço 192.168.0.1 , e bge0 não será mais visível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário